Seja Voluntário Faça uma Doação Chame-nos no WhatsApp
Aparelho de Biocompression
Aparelho de Biocompression

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop entra 2016 com seu novo projeto de doação de Braçadeiras de Compressão Longa e do aparelho de Biocompression. O projeto já estava em andamento desde os meados de setembro de 2015 em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade.

O uso das braçadeiras são necessárias para as pacientes que venha a ter linfedema,  que é  um inchaço causado pela acumulação de líquido linfático nos tecidos da superfície do corpo. Após o tratamento ao cancro da mama, pode ocorrer esta acumulação de linfa como consequência de alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundantes. Este linfedema pode acontecer por vezes, sem cirurgia nem radioterapia e dever-se à existência de células cancerígenas que ocuparam o sistema linfático.

Quando ocorre o linfedema é necessário o uso das braçadeiras por tempo indeterminado ou até mesmo para o resto da vida. E a Refeccs em parceria com o Projeto Sicred na Comunidade doa as braçadeiras para as pacientes assistidas por ela.

Junto com o projeto das braçadeiras a rede adquiriu também o aparelho de Biocompression que realiza uma drenagem linfática na região reduzindo o edema e incômodos causados pelo linfedema. O aparelho será usado na paciente na própria sede da Refeccs, com aplicação mínima de 40 minutos cada sessão e monitorado o tempo todo por uma voluntária com formação em fisioterapia. O tempo de tratamento com o aparelho de biocompression vai depender de cada caso analisado pela profissional.